A trajetória e o legado do empresário, advogado e jornalista Mário José Gonzaga Petrelli estão reunidos em um livro que foi lançado semana ada em Curitiba (PR) e será apresentado para o público catarinense na próxima quinta-feira, 19, em Florianópolis. q4k5c
A obra Mário Petrelli, o conciliador é assinada pelo jornalista e ex-presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Moacir Pereira, e recorda a vida do catarinense, ando pela infância entre Laguna (onde o pai, Leonardo, atuou no porto) e Florianópolis, recordando a vivência em Curitiba e a destacando as contribuições para o mercado da comunicação.
Mário Petrelli, que faleceu em 2020 aos 84 anos, foi um apaixonado pelo ato de comunicador, tendo sido fundador dos grupos RIC no Paraná e ND em Santa Catarina, além de ter sido proprietário ou sócio das TVs Coligadas (Blumenau), Cultura (Florianópolis e Chapecó) e Barriga Verde (Florianópolis), também comandou rádios e fundou o jornal diário Notícias do Dia.
“Acho que as virtudes e as ações deveriam ser registradas em obras como essas, para servirem de inspiração às gerações futuras. Para nós é uma honra colocar à disposição da sociedade um registro daquilo que eles construíram ao longo da vida deles”, declarou o presidente-executivo da RIC, Leonardo Petrelli, em entrevista à emissora, no evento de lançamento do livro na capital paranaense. Um documentário completa o lançamento do livro e aborda a vida de Mário Petrelli ao lado da esposa Dircéa.
“Escrever um livro sobre o Dr. Mário Petrelli foi uma grande honra e um grande desafio. Porque além de ser um empreendedor criativo e visionário, ele usava essa sabedoria e conhecimento para fazer bem aos outros. Não olhava cor, raça, partido político ou religião. Foi o homem mais generoso que eu conheci. As pessoas que lerem vão mudar a sua vida. Ao sentido de olharem e serem mais solidárias com o seu semelhante”, disse Pereira, à mesma emissora.
O documentário é uma produção da jornalista Isabela Hoffmann, que produziu, em 2021, a série de TV Anita, exibida pela NDTV, emissora da família Petrelli em Santa Catarina. “O desafio maior foi colocar em uma hora e meia a trajetória desse casal, que é muito rica, são muitas histórias. Mas foi um aprendizado muito grande conhecer o Mário Petrelli, o ser humano que está por trás do empresário. Mas estamos muito felizes com o resultado”, afirmou a jornalista.
Em Santa Catarina, o livro será lançado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), às 19h.