Em mais uma decisão, Justiça abre caminho para Câmara discutir projetos de lei 1k63x

Sessão da Câmara desta quinta-feira, 20, será com a pauta que havia sido fixada para a última segunda-feira, 17.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna (10.fev.2025)

A juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, da Comarca de Laguna, negou nova liminar em mandado de segurança para barrar a realização da sessão ordinária desta quinta-feira, 20, e abriu caminho para que a Câmara possa discutir e deliberar sobre projetos de lei, além de requerimentos e outras matérias. 1m3z53

Os vereadores Hirã Floriano Ramos (PL), Jaleel Farias (PL), Tanara Cidade (PT), Luiz Otávio Pereira (PL), Vitor Elíbio (MDB), Fernando Mendonça (PP) e Gabriel Martins (PL) voltaram a questionar a legitimidade de Cleosmar Fernandes (MDB) como condutor da sessão na condição de presidente interino por força da idade.

A Câmara não tem Mesa Diretora eleita em razão de haver um processo que julgará a constitucionalidade das mudanças no regramento eleitoral interno ainda em tramitação. A previsão é que seja analisado pelo Tribunal de Justiça (TJ) no próximo dia 5 de março.

“A norma é clara ao apontar que na ausência de membros efetivos da Mesa (palavra “ausência” no seu sentido amplo) assumirá a presidência o vereador mais idoso. E, no caso, é de se ressaltar que não importa (pois a norma não o faz expressamente) qual o motivo da ausência dos membros efetivos da Mesa, tal como no caso concreto, em que não houve a eleição de seus membros”, assinalou a juíza ao comentar a legalidade de Fernandes.

Em outro ponto assegurou que a proibição de sessões legislativas, com deliberação, alvo de polêmica no começo da semana, foi derrubada em julgamento de um agravo de instrumento no TJ. “Quanto à questão da impossibilidade de realizar-se sessão com cunho legislativo, como dito na decisão anterior, a matéria já restou superada, uma vez que o Agravo de Instrumento, no qual havia determinação liminar para tanto, já foi julgado sem que fosse mantida a proibição. E, no mais, não cabe a este juízo discutir sobre as atribuições do Presidente da Câmara de Vereadores, ainda que provisório”, pontuou a magistrada.

A sessão da Câmara desta quinta-feira, 20, será com a pauta que havia sido fixada para a última segunda-feira, 17.

Últimas 4q27k

Udesc prepara ações para a Semana do Meio Ambiente 4h4do

Morador de Pescaria Brava é preso em flagrante por armazenar vídeos e fotos de pedofilia j46e

Garçom, farmacêutico, chefe de bar e mais; confira as vagas disponíveis 4r4y1o

Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro 47272c

Agora Manhã: reveja a edição de 28 de maio de 2025 514r5l

Defesa Civil mantém possibilidade de neve entre quarta e quinta-feira em SC 503g44

Notícias relacionadas 5d3w4o

Edi Goulart reassume cadeira na Câmara de Laguna 1eu47

Polícia Científica pode ocupar espaço de antiga lanchonete na rodoviária 5p6c2r

‘PPP é o 1º o para benefícios que o município vai colher em breve’, defende secretário 5r202g

Cleosmar Fernandes volta à Câmara e Edi Goulart se licencia z633p

error: