Professores da região de Laguna estão em estado de greve 5u5c3c

Se mantida, a greve deve começar em 23 de abril. A categoria cobra reajuste do piso salarial e a valorização da carreira.
Foto: Fabrício Santos/Sinte Laguna

Os professores de Santa Catarina entraram em estado de greve. Na última semana o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) aprovou a medida em assembleia estadual na capital Florianópolis. 85wq

Se mantida, a greve deve começar em 23 de abril. A categoria cobra reajuste do piso salarial e a valorização da carreira.

“A pauta de mobilização é uma reivindicação antiga. Deflagramos esse estado de greve porque o governo ficou de apresentar uma proposta em março sobre a descompactação da tabela e não apresentou nada. É uma reivindicação desde 2011”, detalha o professor Rudmar Corrêa, integrante da regional do Sinte em Laguna.

A categoria também cobra a realização de um concurso público e o direito à hora-atividade, além do fim da cobrança dos 14%. “É uma pauta tranquila, mas o governo não atende”.

Em nota, o governo disse que “as pautas levantadas pela categoria serão analisadas e discutidas com as secretarias de Estado da istração e da Fazenda” e que “os professores já foram beneficiados com a ampliação do valor do vale-alimentação. Os professores aposentados também foram beneficiados com o fim da cobrança dos 14%”.

Principais pautas 453v1y

  • Valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial;
  • Revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias;
  • Garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

Leia a nota do governo dr2y

“A Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu um documento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC). As pautas levantadas pela categoria serão analisadas e discutidas com as secretarias de Estado da istração e da Fazenda.

Em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. Os professores já foram beneficiados com a ampliação do valor do vale-alimentação. Os professores aposentados também foram beneficiados com o fim da cobrança dos 14%.

A próxima medida é o maior concurso da história da SED, com a contratação de 10 mil servidores efetivos, cujo edital está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024.

O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve”.

Últimas 4q27k

Banda mais antiga será homenageada na Alesc na segunda 441q6n

Paróquia do Magalhães está arrecadando doações para financiar reforma 5l5t43

Veja locais com manutenção prevista na rede elétrica na última semana de maio 22261l

Moradora de Barreiros morre aos 76 anos s1r44

Domingo com aberturas de sol e temperatura amena em SC 174wf

Pescaria Brava inaugura Centro de Bem-estar Animal com castrações e censo de cães e gatos 1x1g3y

Notícias relacionadas 5d3w4o

Governo comemora projeto, mas sindicato faz ressalvas 5d3z66

INSS atende normalmente após greve 6u36i

Celesc volta a atender após curta greve 3w703m

Funcionários da Celesc anunciam greve a partir desta segunda 2x4i6g

error: