Pescaria Brava vai inaugurar um Centro de Bem-estar Animal, na manhã do próximo sábado, 24. O espaço fica localizado às margens da avenida Eliete de Souza, no bairro Siqueiro. 6d3x4j
No mesmo dia, a prefeitura também iniciará um mutirão de castração de cães e gatos, que vai ter continuidade no domingo, 25, e começará a captação de dados para o censo da área animal na cidade.
A unidade vai funcionar com apoio de políticas públicas, parcerias com entidades de proteção animal, atividades educativas, campanhas de vacinação, microchipagem e castração.
O espaço também deve atuar como ponto de articulação para denúncias de maus-tratos e para o desenvolvimento de programas de guarda responsável. “Com o Centro de Saúde e o Censo Animal, damos mais dois os importantes para integrar a saúde animal à saúde pública, promovendo dignidade, conscientização e políticas sustentáveis”, avalia o prefeito Luiz Henrique Castro (PP). A inauguração está marcada para 10h.
Escolha gera críticas
Na segunda-feira, 19, moradores de Siqueiro foram à Câmara de Vereadores expor o descontentamento com a escolha para sediar a unidade, por entenderem que a necessidade do bairro é um posto de saúde. Ouvido pelo Agora Laguna, o prefeito disse que o governo está atento aos pleitos da comunidade.
“O Siqueiro é uma comunidade que a gente tem maior respeito. Tem a extensão de saúde lá, como tem as extensões de saúde da Carreira e Barranca e que vão continuar. Hoje temos UBS em Laranjeiras, Barreiros, Santiago e Sertão da Estiva, todas bem equipadas, com médicos, com especialidade”, comentou. Dados da prefeitura apontam que entre cinco e dez pacientes são atendidos por semana na extensão de Siqueiro.