Pescaria Brava deu um o histórico em defesa da causa animal com a inauguração oficial do Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, neste sábado, 24, reunindo centenas de moradores em uma manhã marcada pela emoção, consciência e cuidado com os animais. O projeto é pioneiro em toda a região da Amurel e já se consolida como uma das maiores iniciativas públicas voltadas à saúde animal em Santa Catarina. 4g1y32
O centro nasce com o objetivo de garantir atendimento digno e gratuito a cães e gatos, promovendo ações permanentes de prevenção, castração e acompanhamento veterinário. Só nesta primeira etapa, foram realizadas a castração de 150 cães e 160 gatos, número que já representa um alívio significativo no controle populacional de animais abandonados no município.
A criação do espaço partiu de uma inspiração pessoal do prefeito de Pescaria Brava, que é um entusiasta declarado da causa animal. Em diversas ocasiões, ele tem relatado a história de uma moradora do bairro Sertão da Estiva, conhecida por acolher em sua casa dezenas de animais resgatados das ruas. Comovido com o gesto solidário e ciente da realidade de muitas famílias bravenses, o prefeito decidiu transformar a atenção à causa animal em uma das principais prioridades de seu governo.
“O cuidado com os animais não é um luxo, é uma necessidade. A saúde humana está diretamente ligada à saúde animal. Cuidar deles é também cuidar das nossas famílias e da nossa cidade”, destacou o prefeito Luiz Henrique Castro, durante a cerimônia de inauguração.
O novo centro foi projetado para oferecer um serviço de castração gratuita com meta de zerar a fila de espera, além de atendimento clínico com profissionais altamente qualificados. A estrutura moderna permite realizar um acompanhamento eficaz da saúde e do bem-estar dos animais em situação de vulnerabilidade, além de promover campanhas educativas e de adoção responsável.
Outro grande destaque da gestão municipal é o pioneirismo no censo com cadastramento de todos os animais do município, realizado casa a casa, pelas Agentes Comunitárias de Saúde, em todos os bairros. Essa ação, inédita em Santa Catarina, fortalece a criação de políticas públicas eficazes, com base em dados reais sobre a população animal da cidade.