Para ajudar a custear o tratamento de uma doença que pode causar a perda da visão permanentemente do filho, uma mulher começou uma vaquinha para angariar R$ 20 mil e adquirir mais uma dose da medicação. 46n11
O jovem Gerson Hübner Júnior, morador do bairro Portinho, de 18 anos, sofre da doença de Behçet, ou panuveite bilateral, uma doença severa que causa inflamação nos vasos sanguíneos na região da úvea, camada que envolve o globo ocular. A enfermidade, se não tratada, pode causar cegueira permanente.
Diagnosticado com 15 anos, o adolescente ou por diversos tratamentos até encontrar uma medicação capaz de frear a doença. Hoje, Gerson tem menos de 50% da visão e luta para impedir a perda total do sentido, visto que, todo dano causado até agora é permanente.
Tratado no Hospital Regional de São José, no ambulatório de uveites, o jovem tem o acompanhamento de oftalmologistas e reumatologistas. Em março do ano ado, iniciou o tratamento com uma nova medicação, que foi capaz de impedir o avanço da doença. A cada dois meses, Gerson tem que voltar ao hospital para aplicar o remédio.
Enquanto batalhava na justiça para conseguir a medicação de forma gratuita, foi concedida uma liminar que garantia o fornecimento do remédio até haver a decisão judicial. Em março, a liminar foi indeferida. A família recorreu mas ainda aguarda o resultado do recurso.
Sem a garantia da medicação desde a última decisão do juiz, a família corre contra o tempo para conseguir o montante. A próxima aplicação deve ser feita em junho.
A mãe criou uma vaquinha online para arrecadar doações. Qualquer valor pode ser doado através da chave Pix [email protected] ou diretamente para a conta da mãe no número (48) 9130-7302, em nome de Vera Stoll Machado. A mulher também disponibilizou o número de telefone para mais informações.