Uma das mais tradicionais lojas do Centro Histórico, a Instaladora Rádio Elétrica encerrou suas atividades nesta quinta-feira, 22, após cerca de seis décadas de atividade. 1g4r2y
O empreendimento foi fundado na década de 1960 pelo crooner Aliatar Barreiros e surgiu nas proximidades da antiga Livraria Santa Catarina (Livraria do Juca), como Casa Radio Elétrica. Posteriormente, o sobrinho, Paulo Roberto Lopes de Magalhães, adquiriu o negócio e o transferiu para o edifício atual, na rua Raulino Horn, no antigo Café Tupy.
Magalhães, 66 anos, revela que a loja era para ter sido fechada anos atrás, mas que a decisão foi adiada até chegar ao momento de parar em definitivo. “Foram 54 anos nesse ramo, comecei a trabalhar com o tio Aliatar e com uns 24 anos comprei a loja. A gente fica triste”, conta. Ao lado da esposa, Nilceia, ele abria o empreendimento todos os dias e recebia não apenas clientes, mas amigos que paravam ali para conversar ou só para tomar um cafezinho.
Ao Portal, ele contou ainda que não pretende ficar parado. Vai tirar um tempo e depois decidir o novo rumo. Por ora, vai organizar o que restou do estoque em um pequeno depósito no prédio onde a instaladora ficava e atender os clientes que procurarem por peças, fiações e outros itens elétricos. “Não vou ficar em casa, já estou com saudades. Faz uns cinco ou seis dias que estamos ‘fechando’ e eu fico na porta o dia inteiro”, brinca.