O prefeito Peterson Crippa (PL) e o vice-prefeito Leandro Bento (PSDB) foram vetados pela direção da Rádio Difusora de Laguna e não concederão entrevista à emissora na próxima quinta-feira, 22, disse a prefeitura em nota de esclarecimento divulgada na manhã desta terça-feira, 20. 60441e
istrada pelo ex-prefeito Samir Ahmad (sem partido) e aliados, a rádio adotou um tom oposicionista em relação ao governo municipal desde a posse em 1º de janeiro e chegou a ser criticada publicamente por Crippa em entrevistas e discursos.
A participação de prefeito e vice ocorreria no programa Rádio revista, o de maior audiência da emissora, e foi vista como uma tentativa de apaziguar a relação entre rádio e governo.
Anteriormente, Leandro Bento havia participado de uma conversa na rádio e o prefeito chegou a atender a equipe de reportagem na transmissão do pré-carnaval, mas ficou por isso mesmo. Em abril, a prefeitura também esteve em um evento promovido pela Difusora.
“A presença dos gestores no programa, conduzido pelo apresentador Celso Fernandes, tinha como principal objetivo esclarecer e desmentir informações inverídicas que foram veiculadas pela própria emissora ao longo da semana, oferecendo à população a oportunidade de ouvir diretamente do Executivo Municipal os devidos esclarecimentos”, diz a nota da prefeitura.
O governo municipal disse “lamentar” a atitude da direção da rádio. “Fere os princípios democráticos e a liberdade de expressão, além de privar a comunidade lagunense do direito de ouvir os representantes eleitos para conduzir os rumos da cidade”, pontua o texto.
Outro lado 7345i
A Rádio Difusora publicou uma nota em seu site, assinada pelo gestor Alcenê dos Santos, ex-secretário de istração no governo de Samir Ahmad, e rebateu as afirmações (veja íntegra abaixo). Segundo a emissora, a decisão envolveu “reavaliação editorial da pauta”. “Em primeiro lugar, cumpre informar que não houve veto à participação dos gestores municipais, mas sim uma reavaliação editorial da pauta, considerando critérios jornalísticos e a condução imparcial da programação. É dever de qualquer veículo de comunicação zelar por sua linha editorial, garantindo pluralidade e evitando o uso indevido de seus espaços para fins meramente políticos ou reativos”, diz o texto.
Leia a nota da prefeitura na íntegra 1g5ak
A Prefeitura Municipal de Laguna informa, que a participação previamente agendada do Prefeito Peterson Crippa e do Vice-Prefeito Leandro Bento no programa Rádio Revista, da Rádio Difusora, marcada para esta quinta-feira, 22, às 8h, foi vetada pela direção da emissora.
A presença dos gestores no programa, conduzido pelo apresentador Celso Fernandes, tinha como principal objetivo esclarecer e desmentir informações inverídicas que foram veiculadas pela própria emissora ao longo da semana, oferecendo à população a oportunidade de ouvir diretamente do Executivo Municipal os devidos esclarecimentos.
Lamentamos profundamente a postura adotada pela direção da Rádio Difusora, que fere os princípios democráticos e a liberdade de expressão, além de privar a comunidade lagunense do direito de ouvir os representantes eleitos para conduzir os rumos da cidade.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, com a verdade e com o diálogo aberto com todos os meios de comunicação que prezam pelo jornalismo responsável.
Leia a nota da Rádio Difusora de Laguna 6k6no
A Rádio Difusora de Laguna vem a público esclarecer e contestar, de forma responsável e com o devido respeito institucional, a nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Laguna a respeito da não participação do prefeito Peterson Crippa e do vice-prefeito Leandro Bento no programa Rádio Revista, desta quinta-feira, dia 22.
Em primeiro lugar, cumpre informar que não houve veto à participação dos gestores municipais, mas sim uma reavaliação editorial da pauta, com base em critérios jornalísticos e na condução imparcial da programação. É dever de qualquer veículo de comunicação zelar por sua linha editorial, garantindo pluralidade e evitando o uso indevido de seus espaços para fins meramente políticos ou reativos.
Rejeitamos com veemência a acusação de que a Rádio Difusora teria veiculado “informações inverídicas”. Toda e qualquer informação levada ao ar por nossos profissionais segue princípios éticos, fundamentada em fatos apurados e com direito ao contraditório, quando cabível. Caso haja discordâncias quanto ao conteúdo veiculado, o caminho institucional adequado está sempre aberto para o exercício do direito de resposta, garantido em lei.
A liberdade de imprensa não se resume a transmitir apenas o que agrada ao poder público. Ela inclui também o dever de questionar, fiscalizar e informar — mesmo que isso desagrade aos gestores de ocasião. Tentar desqualificar o trabalho da imprensa sob o pretexto de “esclarecimentos” é uma estratégia antiga, que não condiz com o compromisso democrático.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com um jornalismo sério, plural e responsável, que não se curva a pressões nem se submete a conveniências políticas. Seguiremos abertos ao diálogo com todas as instituições públicas e privadas, desde que este se dê dentro dos limites do respeito mútuo e da liberdade editorial.
Alcenê dos Santos – 20/05/2025