Divaldo Franco, principal liderança espírita do país, morre aos 98; relembre quando ele esteve em Laguna 3u68p

Em 1995 e 2009, médium palestrou em Laguna e se mostrou grato pela oportunidade de visitar e conhecer a cidade de Anita Garibaldi.

Considerado o sucessor do médium Chico Xavier (falecido em 2002) e um dos principais líderes da doutrina espírita no país, Divaldo Pereira Franco morreu aos 98 anos (completados no último dia 5), na noite desta terça-feira, 13, em Salvador (BA). A causa da morte não foi divulgada, mas o médium vinha tratando de um câncer desde o ano ado. Franco esteve em Laguna em algumas oportunidades. 622x5w

Baiano de Feira de Santana, ele dedicou mais de 70 anos ao espiritismo, trajetória que foi contada no filme O mensageiro da paz em 2019. Na década de 1950, fundou a Mansão do Caminho, na capital da Bahia, onde acolheu e educou milhares de crianças que antes viviam em condições de miséria extrema.

Desde a década de 1960, patrocinava iniciativas voltadas à construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico, e transformou a entidade em um grande complexo educacional. Foi autor de mais de 250 livros, muitos deles psicografados a partir de histórias de diversos espíritos. Em 2015, ele ganhou uma biografia assinada pela jornalista Ana Landi.

Segundo a Obra Social Mansão do Caminho, um ato aberto ao público será realizado das 9h às 20h, de quarta-feira, 14, no ginásio de esportes da instituição. A pedido do médium, as cerimônias póstumas serão de curta duração, sem cortejo em carro aberto e o caixão permanecerá fechado. O sepultamento vai ocorrer no dia seguinte, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Divaldo Franco em 2009, quando esteve em Laguna – Foto: Reprodução

Palestras em Laguna 4f3y5u

A agem por Laguna ocorreu na condição de palestrante. Uma delas foi em abril de 1995, quando apresentou uma palestra no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, onde, de forma objetiva, falou sobre bondade e paz.

A mais especial veio anos mais tarde: em fevereiro de 2009, no mesmo espaço, para um público estimado de 2 mil pessoas, ele voltou à cidade como principal atração da programação do centenário do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, um dos mais antigos do Sul catarinense.

Na ocasião, em entrevista ao radialista João Batista Cruz, na Rádio Difusora, declarou que estava feliz por visitar a terra de Anita Garibaldi e falou sobre a doutrina que propagava: “O espiritismo é eminentemente uma doutrina do lar. E como a família é a célula básica da sociedade, a proposta espírita objetiva dignificar essencialmente o clã doméstico, pois é dele que parte o cidadão”.

De acordo com a revista O Consolador, especializada em espiritismo, Franco anotou em relatório que ou por Laguna pelo menos 16 vezes. Na vinda em 2009, ao finalizar a conferência, disse: “Há cem anos acendeu-se uma luz modesta, que transformou-se num farol, apontando as penedias e as montanhas traiçoeiras nos pélagos dos mares vorazes da vida humana. Ao evocarmos aqueles heróis da primeira hora e os que vieram depois e que hoje se encontram, queremos dizer da nossa gratidão por haverem semeado estrelas pelo caminho, e nestas noites tumultuosas da sociedade, termos a tranquilidade de andar, na certeza de que a morte não encerrará a vida e que voltaremos a reunir-nos em plenitude”.

Repercussão na cidade 5d1x6o

A comunidade espírita de Laguna tem manifestado seus sentimentos pelo falecimento de Divaldo Franco. “Nós, como espíritas, entendemos que a vida não se extingue com a morte do corpo, que o espírito é imortal. Todavia não poderíamos deixar de nos entristecer com a perda da presença física e do convívio de um espírito tão nobre. O que nos consola é saber que mesmo desencarnado continuará trabalhando em prol da doutrina espírita, isto é, em prol da evolução e o melhoramento da humanidade”, disse Joel Lorenzoni, do Centro Espírita Seara dos Pobres. “Através do seu trabalho incessante tornou-se uma das grandes referências na prática do bem, da caridade e na divulgação da doutrina dos espíritos por todo o mundo. Poderíamos escrever páginas e mais páginas sobre essa figura luminosa que hoje nós deixa. Consolemo-nos com os ensinamentos que nos deixou e com a certeza de que ele estará sempre ao nosso lado e do lado do nosso querido Brasil”.

Últimas 4q27k

Família inicia vaquinha solidária em prol de bebê 5ay6b

Saber Laguna: reveja o programa de 24 de maio de 2025 e476i

Secretaria de Turismo de Laguna muda de endereço a partir da próxima semana 1h6k4u

Polícia Civil celebra 213 anos com campanha de arrecadação de alimentos 605z5i

Amigos e familiares se despedem de Sirlei Marques Junior, 31 anos 6c5k5y

Assistente de Educação de escola de Laguna morre aos 63 anos s6n5q

Notícias relacionadas 5d3w4o

Assistente de Educação de escola de Laguna morre aos 63 anos s6n5q

Amigos e familiares se despedem de Leandro Wilke 386c37

Dona Preta, histórica torcedora e presidente do Avaí, do Portinho, morre aos 75 anos 4j2f59

Familiares e amigos se despedem de Lelinho Vieira, aos 57 anos 502j

error: