Sem uso mais útil à sociedade que não seja servir de arquivo morto para velhos documentos istrativos da prefeitura de Laguna, a histórica ‘Casa dos Cachorros’ pode virar sede de entidades sociais da cidade. Os caminhos para isso começaram a ser traçados com mais clareza na quinta-feira, 15, durante a agem de comitiva do governo estadual por aqui. f3zd
“Visitamos seis ou sete imóveis, [e agora] as demandas estão conosco. Estamos voltando para Florianópolis com um objetivo traçado: justamente desenvolver os projetos necessários e o volume de recursos que será necessário para a gente poder restaurar e revitalizar Laguna”, disse o secretário Vânio Boing, da istração (SEA).
A ideia é que o governo catarinense assuma os custos da reforma e renove a cessão de uso para a prefeitura, que, por sua vez, ree para entidades sociais, entre elas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que, atualmente, ocupa o anexo nos fundos. O prédio fica na rua Santo Antônio e foi construído no final do século 19, foi moradia do ex-deputado estadual e ex-governador interino João Guimarães Pinho e vendido nos anos 50 para o Estado, que instalou uma série de órgãos ali até ceder para o município em 2013.
“Precisa de uma restauração muito forte, ela está abandonada há dez anos e a gente sabe que num Centro Histórico como Laguna, precisa de uma atenção do setor público e o Estado vai fazer a sua ação”, completou Boing. A SEA também visitou o antigo sambódromo, no Campo de Fora, e pode promover novas intervenções de manutenção no local.