Os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial – o Dia da Vitória – foram lembrados em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 8, em frente à Capitania dos Portos em Laguna. 1kh2q
A cerimônia reuniu representantes do Exército, Polícia Militar e Ambiental, além dos Amigos da Marinha e imprensa. A celebração marca o retorno do ato, que não ocorria desde 2019.
“O Dia da Vitória representa para Marinha trazer para o contexto atual e não deixar esquecida a história dos nossos anteados, a história dos nossos heróis”, comenta o capitão Francisco José Siqueira Ferreira, em entrevista ao Portal.
Laguna na 2ª Guerra sa6
O pelotão de lagunenses, conforme informações do jornalista Valmir Guedes Junior, foi composto por Manoel Ismael da Silva, Bernadino Vieira de Andrade, Antônio Juvêncio Corrêa, Valdiniro Abraão, David Lemos, Manoel Moura de Jesus, Ezio Pagani, entre outros nomes.
Um dos fatos marcantes da tropa de pracinhas enviados por Laguna à Europa, aconteceu com Clito Antônio de Araújo. Nascido em 1920, na comunidade de Siqueiro (atualmente pertencente à Pescaria Brava, o jovem de 24 anos acabou morrendo em combate.
Seguindo em marcha na região de Marano, na Itália, em 13 de novembro de 1944, avançou em território inimigo e temendo ser descoberto e morto em meio ao ambiente bélico formado por fumaça e tiros, detonou uma granada e acabou tombando em combate, matando também os inimigos ao redor. Araújo foi homenageado com o busto na praça do Ex-Combatentes e com nome de rua no Centro Histórico de Laguna.