Patrimônio cultural estadual e uma das mais antigas em atividade do país, a Sociedade Musical União dos Artistas (SMUA), do Campo de Fora, comemora 165 anos neste sábado, 3 de maio. 3n1w5e
Fundada por Luiz Augusto Werner, em 1860, a SMUA é presença marcante nos eventos da cidade, desde sua criação. “Nós promovemos a arte musical com alegria e comprometimento, mantendo viva a memória e a cultura local. O legado da banda atravessa gerações”, destaca o presidente da banda, Giovani Cardoso.
A banda chega aos 165 anos em um processo de renovação constante, com o projeto de aprendizes Em Cantar, contemplado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
Além de formação, a União dos Artistas também é lugar de reencontros. “Foi emocionante retornar a essa casa, local onde aprendi e iniciei meus primeiros os como instrumentista. Mesmo já atuando como regente de bandas por muitos anos, desta vez foi sem dúvida uma emoção diferente”, diz o maestro Renato Vicente.
Para comemorar o marco, a banda fará um concerto comemorativo em frente à sede, neste sábado, às 20h, fruto dos recursos recebidos pela Política Nacional Aldir Blanc; e participará do Festival de Bandas, em 7 de junho.