Em processo de atualização, o projeto de redragagem do rio Tubarão deve ser concluído em até oito meses, segundo previsão apresentada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em reunião na tarde de quarta-feira, 9, em Florianópolis. 5a6w3x
O dado foi apresentado em encontro na Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. O Ceped vai fazer trabalho de campo para levantamento de dados para modelagem hidrodinâmica, proposição e análise de alternativas de intervenções para a mitigação de inundações, estudo da suscetibilidade e exposição a inundações, e elaboração de documentação técnica para apoio a realização do processo licitatório para contratação do projeto executivo. Estas e as demais atividades previstas têm estimativa de ser concluídas até o fim de 2025.
O estudo vai contemplar mapas de extensão da inundação e, a partir do modelo validado, serão avaliadas as alternativas de intervenções e medidas estruturantes necessárias para redução do risco de inundações. A documentação será composta ainda de Estudo Técnico Preliminar e orçamento para execução do Projeto Executivo. O projeto original é de 2013 e abraçava um trecho de 34 quilômetros de extensão, do rio até a foz na lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna.