A PRF divulgou o balanço dos cinco dias de Operação Semana Santa 2025. Durante o período, foram registrados nas rodovias catarinenses 145 acidentes, com 164 feridos e nove vítimas fatais. 3q342j
Entre os mortos, quatro foram motociclistas, com três dos casos acontecendo em motos de baixa cilindrada. Os outros cinco foram pedestres atropelados.
A operação teve início na quinta-feira, 17, e se estendeu até o dia 21, devido ao feriado prolongado. Em razão da diferença no período de duração, os dados deste ano não serão comparados estatisticamente com os de 2024.
Nesses cinco dias, foram flagrados 147 motoristas dirigindo embriagado, 255 ultraando em local proibido, 59 manuseando o celular e 3.604 transitando acima da velocidade máxima. Além disso, 542 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança e 99 crianças estavam viajando fora da cadeirinha.
Os casos de óbitos reforçam dois problemas crônicos em Santa Catarina: a dependência quase exclusiva da malha federal para deslocamento entre cidades e regiões, que faz com que nesses períodos elas fiquem sobrecarregadas, e o crescimento das cidades às margens das rodovias, o que transforma trechos projetados para tráfego de longa distância em vias com uso urbano intenso, com a presença de pedestres e motocicletas de baixa cilindrada.