Acustra completa 18 anos de serviços prestados à comunidade 4a4qt

O projeto nasceu em uma pequena sala dentro do presídio de Laguna e hoje atende dezenas de crianças no município.
Foto: Eduardo Fogaça/Agora Laguna

A Associação Cultural, Social e Terapêutica da Amurel (Acustra) completou 18 anos de fundação neste sábado, 26. O projeto nasceu em uma pequena sala dentro do presídio de Laguna e hoje atende dezenas de crianças no município. 62e55

A assistente social e fundadora da Acustra, Andreia Pacheco, conta que inicialmente, a ideia seria prestar auxílio para os apenados. “A Acustra iniciou com um grupo de pessoas com os mesmos ideais, que era fazer o bem. Nós começamos com o atendimento na unidade prisional junto aos internos. Com o ar do tempo a organização foi ganhando corpo e outras necessidades. Muitos presos começaram a procurar a gente para pedir auxílio para as famílias”, explica.

Nos seus 18 anos de história, a Acustra ou por três locais diferentes: o Presídio de Laguna, o Fórum e atualmente a Gerência Regional de Educação, onde funcionava o antigo Sambódromo. Hoje ela conta com 14 salas, incluindo salas de oficinas, refeitório, istração, além do pátio para a prática de educação física.

Andreia afirma que a localização da Acustra, em uma área pobre do bairro Progresso, é um espaço estratégico, aproximando a população em vulnerabilidade social e econômica da entidade.

A fundadora conclui reforçando a importância da entidade para o município, sendo responsável por prestar um apoio que hoje, o Governo do Estado e a Prefeitura não conseguem oferecer. “O Estado não consegue sozinho suprir todas as necessidades da população. Em Laguna, devido a várias questões sociais e econômicas, existe um “bolsão de pobreza”. Por isso a importância de apoio e cooperação do município, junto da iniciativa privada, para que a gente possa acolher quem necessita”, aponta Andreia.

A reportagem teve o ao balanço das ações realizadas em 2024 pela Acustra. Entre doações de cestas básicas e de roupas, visitas domiciliares, acompanhamento médico e psicológico, entre outras atividades, foram realizados 28.492 atendimentos.

Hoje, a organização não tem formalizada nenhuma parceria com a istração municipal, funcionando apenas com os recursos angariados através de doações. Em março, foi iniciada uma campanha para que pessoas se comprometessem em doar mensalmente, durante um período de quatro meses, valores a partir de R$ 50 reais, que seriam utilizados para alimentação, pagamento de um motorista e a manutenção das oficinas.

Depois de um mês de campanha, a Acustra reuniu 75 apoiadores, mas ainda segue necessitando de doações e de voluntários.

Parceria com a Udesc

O polo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é um antigo parceiro da Acustra, tendo realizado algumas ações em parceria com a entidade.

Atualmente, o curso de arquitetura da Udesc está elaborando o projeto arquitetônico para a reforma das salas de aula e dos banheiros da instituição.

Na quarta-feira, 16, as alunas responsáveis pelo projeto visitaram a Acustra para levar doces para as crianças, em comemoração ao feriado de Páscoa.

Voluntários

Salvo pouquíssimas exceções, todos os funcionários que hoje estão na Acustra são voluntários. Pessoas que decidiram doar seu tempo, sua atenção e força de trabalho para quem mais precisa.

Entre as várias histórias que você pode encontrar dentro da entidade, a reportagem destaca a história da voluntária Viviane Rafael.

Viviane conta que seus três filhos fizeram parte da Acustra e que hoje, como uma forma de retribuir, ela presta serviço voluntário na entidade. “Tenho três filhos, todos os três fizeram parte [da Acustra]. Aqui foi uma porta aberta tanto para os meus filhos quanto para mim. Eu precisava trabalhar e não tinha com quem deixá-los. Hoje, pelo tempo em que eles acolheram meus filhos, eu sou voluntária. Como eles ajudaram meus filhos, eu estou aqui para ajudar eles”, relata.

 

Últimas 4q27k

Assistente de Educação de escola de Laguna morre aos 63 anos s6n5q

Podcast da ‘Folha Regional’ estreia na segunda com foco na região 5k5r5j

Vice-prefeita assume comando do Republicanos em Pescaria Brava 1t6e24

Nuvens, chuva isolada e temperatura amena em SC 30395l

Final de semana marcado por nebulosidade e chuva; frio intenso avança na semana que vem 543814

Coordenadora interina da Defesa Civil pode ser efetivada no cargo 3i295y

Notícias relacionadas 5d3w4o

Acustra confecciona mais de 2 mil ovos decorativos de Páscoa para criar tradição 333n55

Acustra busca ajuda para manter atendimentos 5jd3u

Governo renova concessão de uso de parte do antigo sambódromo para Acustra 3051u

Acustra encerra ano com bazar beneficente no sábado e6i2e

error: