Única vereadora na atual legislatura, a advogada e ex-secretária de Saúde Tanara Cidade de Souza (PT) é a nova presidente da Câmara de Laguna. A escolha ocorreu nesta sexta-feira, 28, marcando o fim de uma novela polêmica que se arrastava há três meses. 6d5u62
A petista foi eleita com 11 votos — apenas o vereador Cleosmar Fernandes (MDB) votou contra e Edi Goulart (MDB) não participou da sessão por motivos justificados. A eleição marca a volta do PT ao comando da Câmara, o que não ocorria desde 2006, quando terminou o mandato de Júlio Willemann (hoje sem partido).
Tanara prometeu uma gestão democrática à frente do Legislativo. “Laguna pode esperar trabalho, responsabilidade, coerência, debates, escuta, tudo isso que a gente gostaria de transmitir e que a população quer receber”, disse. Veja acima a entrevista concedida pela nova presidente.
O vice-presidente é Fernando Cândido Mendonça (PP) e os secretários são Gabriel Martins (PL) e Jaleel Farias (PSD). O mandato terá duração de dois anos, com o retorno do regramento eleitoral ao que era aplicado até abril de 2024.
A Câmara volta a se reunir, já sob presidência de Tanara, na próxima segunda-feira, 31, sendo esperada a presença de Peterson Crippa (PL, veja abaixo entrevista) e Leandro Bento (PSDB). A ida do prefeito e vice terá um caráter simbólico: para ambos, o “ano legislativo” começou agora, com a definição da Mesa Diretora.