Procuradoria de SC ajuíza ação contra cota da tainha 4t5b73

Governo entende que a cota, anunciada em fevereiro, é prejudicial para a economia catarinense. Com ela, os pescadores não poderão ultraar o volume de 800 toneladas do peixe, um dos mais procurados entre maio e julho, período em que os peixes estão pela costa catarinense.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O governo do Estado ajuizou ação contra a cota da tainha (Mugil liza) no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo, movido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), busca a suspensão dos limites definidos pelos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente (MMA) para a pesca da tainha na modalidade arrasto de praia em Santa Catarina. 6z3k8

O governo entende que a cota, anunciada em fevereiro, é prejudicial para a economia catarinense. Com ela, os pescadores não poderão ultraar o volume de 800 toneladas do peixe, um dos mais procurados entre maio e julho, período em que os peixes estão pela costa catarinense.

A PGE sustenta que a pesca é um patrimônio cultural de Santa Catarina. “A medida restritiva vale apenas para o território do Estado de Santa Catarina, sem qualquer justificativa plausível para isso, não existindo limitação ou cota para a modalidade de arrasto de praia se realizada no litoral dos demais Estados, o que se mostra total e flagrantemente discriminatório e desproporcional”, afirmou a PGE, em trecho do documento divulgado pelo órgão.

De acordo com o secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, várias foram as reuniões com o governo federal para reverter a medida. “Eles foram intransigentes, arbitrários e discriminatórios com os pescadores de Santa Catarina”, fala. “Estamos impugnando a portaria por ela estabelecer uma cota de pesca de arrasto apenas para Santa Catarina. O nosso pedido é para que essa discriminação arbitrária seja imediatamente cessada”, completa o procurador-geral Márcio Vicari.

Últimas 4q27k

Obras de pavimentação na Praia do Sol continuam, afirma prefeitura 3l6p1p

#SóAcho: o ‘café com o prefeito’ esfriou… 11203g

Justiça ignora comunidade pesqueira e mantém restrição à captura da tainha 61494r

PRF apreende 2,2kg de cocaína em veículo 1r95f

Reunião abre caminho para fortalecimento de relação Laguna-Itália 532x9

Júri condena homem a 9 anos de prisão por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma 2z2r5q

Notícias relacionadas 5d3w4o

Justiça ignora comunidade pesqueira e mantém restrição à captura da tainha 61494r

Estado paga parcela de maio do hospital 6z2p4j

Aproximadamente duas toneladas de tainha são capturas no Farol 6g5b5j

‘Casa dos Cachorros’, no Centro, pode ser sede para entidades de Laguna 6z251n

error: