Audiência pública sobre APA reúne mais de mil pessoas e pede revisão de restrições 3i4k1o

Moradores contaram sobre situações vividas nos últimos meses com cortes de energia elétrica e ordens de despejo recebidas por determinação da justiça por terem suas residências construídas em áreas consolidadas.
Foto: Willian Reis/Folha Regional

Mais de mil pessoas participaram da audiência pública promovida pela Comissão Mista da Assembleia Legislativa para discussão sobre o plano de manejo da Área Proteção Ambiental (APA) da Baleia Branca em Santa Catarina. 303a7

Na reunião realizada no salão paroquial do Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, moradores e representantes comunitários se manifestaram a favor da revisão do plano de manejo e remarcação da linha vermelha da APA.

Moradores contaram sobre situações vividas nos últimos meses com cortes de energia elétrica e ordens de despejo recebidas por determinação da justiça por terem suas residências construídas em áreas consolidadas.

Deputados estaduais, federais e secretários do governo do Estado também participaram da audiência defendendo a discussão sobre o tema. Representantes do ICMBio também marcaram presença e apresentaram ao público detalhes sobre como funciona a marcação de uma APA. Ao todo, há 37 APAs no Brasil sendo responsáveis por proteger a biodiversidade. No sul do país estão demarcadas cinco APAs, a da Baleia Franca é considerada a 18ª maior do país.

A Comissão Mista da Alesc ouviu a manifestação dos moradores e fará uma ata oficial com os relatos e coleta de s para formalizar um documento que deve ser entregue na Advocacia-Geral da União (AGU) em Brasília.

“Essa audiência pública, de forma oficial, deu oportunidade da expressão das pessoas, do desabafo que a gente ouviu aqui, também do clamor da sociedade de forma geral. E nós, agora, construímos um documento para que possamos sensibilizar e conscientizar os integrantes do governo federal quanto a este assunto de que aqui existe um grande sofrimento. Para fazer com que busquemos um ponto de equilíbrio”, afirma o presidente da Comissão Mista, o deputado Volnei Weber.

Os deputados pretendem levar o documento com o que foi discutido na audiência ao Ministério do Meio Ambiente e ao Congresso Nacional em busca da revisão do plano de manejo para uma regularização fundiária.

Regularização fundiária 4j2hk

O deputado Marcos José Abreu, o Marquito (PSOL), participou da audiência pública em Jaguaruna e afirmou que apresentou dois requerimentos para a promoção de uma reunião com a presença de representantes de entidades e autoridades  visando dialogar sobre a regularização fundiária nos limites territoriais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca no litoral catarinense.

O parlamentar chama a atenção para a importância desse debate, destacando que tem sugerido e orientado aos gestores municipais que estão dentro da APA da Baleia Branca que todos têm direito a aplicação da lei federal  13.465/2017,  de regularização fundiária (Reurb). “É um tema pontual que ganhou visibilidade com a audiência pública em Jaguaruna”, pontuou.

O deputado também comentou que os municípios precisam criar estruturas para iniciar as regularizações fundiárias e colocou a Comissão à disposição para dar um e nas burocracias exigidas. “Os municípios precisam criar as suas estruturas para fazer a REURB e encaminhar esses pedidos para o ICMBio. Eu decidi ter uma emenda para a Universidade do Sul do Estado, a Unesc, para que eles deem um e, através dos estudos, ao ICMBio para avançar nos projetos de regulação fundiária dentro da APA da Baleia Franca.”

DA FOLHA REGIONAL

Últimas 4q27k

#SóAcho: o ‘café com o prefeito’ esfriou… 11203g

Justiça ignora comunidade pesqueira e mantém restrição à captura da tainha 61494r

PRF apreende 2,2kg de cocaína em veículo 1r95f

Reunião abre caminho para fortalecimento de relação Laguna-Itália 532x9

Júri condena homem a 9 anos de prisão por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma 2z2r5q

Reveja a entrevista de Cleosmar Fernandes e Alcenê dos Santos ao ‘Agora Manhã’ 4v6e16

Notícias relacionadas 5d3w4o

Câmara dos Deputados anuncia audiência sobre APA da Baleia Franca na próxima semana 495v5z

Amurel terá nova reunião sobre APA da Baleia Franca, agora em Imbituba a26i

Guias de turismo terão profissão regulamentada em SC 5f66j

Em Florianópolis, Laguna tem reunião com Imbituba na busca por uma definição sobre Itapirubá 1sd39

error: