Em mais uma decisão, Justiça abre caminho para Câmara discutir projetos de lei 1k63x

Sessão da Câmara desta quinta-feira, 20, será com a pauta que havia sido fixada para a última segunda-feira, 17.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna (10.fev.2025)

A juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, da Comarca de Laguna, negou nova liminar em mandado de segurança para barrar a realização da sessão ordinária desta quinta-feira, 20, e abriu caminho para que a Câmara possa discutir e deliberar sobre projetos de lei, além de requerimentos e outras matérias. 1m3z53

Os vereadores Hirã Floriano Ramos (PL), Jaleel Farias (PL), Tanara Cidade (PT), Luiz Otávio Pereira (PL), Vitor Elíbio (MDB), Fernando Mendonça (PP) e Gabriel Martins (PL) voltaram a questionar a legitimidade de Cleosmar Fernandes (MDB) como condutor da sessão na condição de presidente interino por força da idade.

A Câmara não tem Mesa Diretora eleita em razão de haver um processo que julgará a constitucionalidade das mudanças no regramento eleitoral interno ainda em tramitação. A previsão é que seja analisado pelo Tribunal de Justiça (TJ) no próximo dia 5 de março.

“A norma é clara ao apontar que na ausência de membros efetivos da Mesa (palavra “ausência” no seu sentido amplo) assumirá a presidência o vereador mais idoso. E, no caso, é de se ressaltar que não importa (pois a norma não o faz expressamente) qual o motivo da ausência dos membros efetivos da Mesa, tal como no caso concreto, em que não houve a eleição de seus membros”, assinalou a juíza ao comentar a legalidade de Fernandes.

Em outro ponto assegurou que a proibição de sessões legislativas, com deliberação, alvo de polêmica no começo da semana, foi derrubada em julgamento de um agravo de instrumento no TJ. “Quanto à questão da impossibilidade de realizar-se sessão com cunho legislativo, como dito na decisão anterior, a matéria já restou superada, uma vez que o Agravo de Instrumento, no qual havia determinação liminar para tanto, já foi julgado sem que fosse mantida a proibição. E, no mais, não cabe a este juízo discutir sobre as atribuições do Presidente da Câmara de Vereadores, ainda que provisório”, pontuou a magistrada.

A sessão da Câmara desta quinta-feira, 20, será com a pauta que havia sido fixada para a última segunda-feira, 17.

Últimas 4q27k

Banda mais antiga será homenageada na Alesc na segunda 441q6n

Paróquia do Magalhães está arrecadando doações para financiar reforma 5l5t43

Veja locais com manutenção prevista na rede elétrica na última semana de maio 22261l

Moradora de Barreiros morre aos 76 anos s1r44

Domingo com aberturas de sol e temperatura amena em SC 174wf

Pescaria Brava inaugura Centro de Bem-estar Animal com castrações e censo de cães e gatos 1x1g3y

Notícias relacionadas 5d3w4o

Edi Goulart reassume cadeira na Câmara de Laguna 1eu47

Polícia Científica pode ocupar espaço de antiga lanchonete na rodoviária 5p6c2r

‘PPP é o 1º o para benefícios que o município vai colher em breve’, defende secretário 5r202g

Cleosmar Fernandes volta à Câmara e Edi Goulart se licencia z633p

error: