Editorial: Eleição em escolas seria solução 6u3bx

"Resta saber se os indicadores de cargos, alguns públicos e outros ocultos, concordarão em abrir mão do poder de barganha em troca da democracia. Ou da sensação que ela existe. A polêmica da exoneração da diretora de Barranceira é apenas mais um capítulo entre tantos outros. Se não for agora, seguirá praxe da nossa política."
Arte/AL

Entra governo, sai governo e a polêmica não muda: a troca de diretores de escolas é um tema muito sensível e que preocupa as comunidades. Não é de hoje. Foi assim ontem e será amanhã, caso a situação não mude. s4u3s

Em 2017, houve uma tentativa de democratizar a escolha, conferindo à comunidade escolar maior peso na decisão. A lei até foi aprovada, mas nunca foi efetivada. Assim, foi revogada três anos mais tarde sem qualquer reação.
Prevaleceu a indicação política, muitas vezes prometida na campanha eleitoral para abarcar um ou outro apoio obtido durante as conversas e negociações dos bastidores.

O tema deve ser pautado pela Câmara em breve, quando as sessões forem normalizadas. Há um projeto que tramita desde o fim do ano ado, proposto pelo ex-governo de Samir Ahmad, no apagar das luzes e às vésperas de deixar o mandato, ao invés de ter desfeito a mudança proposta por um aliado, quando teve quatro anos para fazer.

A democracia não é o mais perfeito dos regimes políticos, mas é o mais aceito. Em âmbito estadual, desde 2015, as escolas da rede pública elegem seus diretores. Apenas em 2023, o governo resolveu mudar e abrir uma brecha para indicação, caso não atingidos os 50% +1, símbolo da maioria dos votos. Até mesmo na democracia, a imposição parece encontrar meios de se manter.

Apesar de tudo isso, os vereadores e o governo municipal terão a chance de normatizar a eleição de diretor como uma prática de fortalecimento popular.

Resta saber se os indicadores de cargos, alguns públicos e outros ocultos, concordarão em abrir mão do poder de barganha em troca da democracia. Ou da sensação que ela existe. A polêmica da exoneração da diretora de Barranceira é apenas mais um capítulo entre tantos outros. Se não for agora, seguirá praxe da nossa política.

Últimas 4q27k

Paróquia do Magalhães está arrecadando doações para financiar reforma 5l5t43

Veja locais com manutenção prevista na rede elétrica na última semana de maio 22261l

Moradora de Barreiros morre aos 76 anos s1r44

Domingo com aberturas de sol e temperatura amena em SC 174wf

Pescaria Brava inaugura Centro de Bem-estar Animal com castrações e censo de cães e gatos 1x1g3y

Família inicia vaquinha solidária em prol de bebê 5ay6b

Notícias relacionadas 5d3w4o

Editorial: Itapirubá, se ficar, terá de ser bem cuidado por Laguna 5w4r

Editorial: Com fim da novela, agora vai 3x939

Editorial: Viagem à China representa oportunidade para Laguna 354j1d

Editorial: Carnaval foi bom, mas pode melhorar 3p6w5t

error: