Procurador regional dá parecer favorável à cassação de vereador mais votado de Laguna 6l1v4x

Processo está pronto para ser julgado, mas ainda não foi inserido na pauta da Corte eleitoral. Como o recurso tem efeito suspensivo, Anderson Silveira pôde ser diplomado, empossado e poderá exercer as funções de vereador até que haja uma definição.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O procurador regional eleitoral Cláudio Valentin Cristani emitiu um parecer há dez dias em que opina favoravelmente à cassação do vereador mais votado de Laguna. Anderson Silveira, o Maninho da Barra (Podemos), já foi cassado na Justiça Eleitoral, mas recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar evitar perder o mandato. Eleito com 1,5 mil votos, ele foi denunciado por ter sido filmado em um carro da prefeitura com adesivo de campanha no momento em que lajotas eram despejadas em uma rua no Farol. 6lk2h

Cristani afirma que a ida de Silveira até o local quando eram colocadas as lajotas, “causou inequívoca quebra da igualdade entre o candidato a vereador apelante e os demais candidatos a vereador do Município de Laguna, os quais não tiveram essa mesma oportunidade de ser vereador ligado à Prefeitura de Laguna”. O político era aliado da base do governo de Samir Ahmad (sem partido) e chegou a ser secretário municipal de Obras durante poucos meses em 2023.

“Em tais circunstâncias, restou devidamente comprovado que o então candidato a vereador ‘Maninho da Barra’ distribuiu gratuitamente bens custeados pelo Poder Público em ano eleitoral e fez uso promocional dessa distribuição gratuita daqueles bens em prol de sua candidatura”, apontou o promotor. “De igual modo, o candidato a vereador apelante captou ilicitamente votos de eleitores identificáveis residentes na rua em que distribuiu muitas lajotas para seu calçamento, o que caracteriza a conduta vedada”, completou.

O parecer é um dos documentos que serão utilizados no julgamento no TRE para dizer se o recurso contra a decisão de primeiro grau será aceito ou não. O processo está pronto para ser julgado, mas ainda não foi inserido na pauta da Corte eleitoral. Como o recurso tem efeito suspensivo, Anderson Silveira pôde ser diplomado, empossado e poderá exercer as funções de vereador até que haja uma definição.

Últimas 4q27k

Direção do Bradesco confirma adiamento de fechamento da agência de Laguna para julho 1w6s5u

Pescaria Brava abre licitação para serviço de equoterapia 2q2q

Laguna sai na frente e abre caminho para curso de Medicina na cidade k6t44

Frio intenso pelo menos até domingo 5d2d5n

Criminoso furta loja no bairro Progresso 4u2m1d

Agora Manhã: reveja a edição de 29 de maio de 2025 2y71x

Notícias relacionadas 5d3w4o

Amanhã é o último dia para regularizar o título: saiba o que acontece se o documento for cancelado 2p5d33

Prazo para regularização do título de eleitor termina neste mês 1a672u

Prazo para regularização dos títulos de eleitor se encerra em maio 131q2r

Mais de mil lagunenses podem ter seus títulos de eleitor cancelados 3h2437

error: