Coordenadoria de Educação reforça ‘condição segura’ de escola após denúncias 456n3n

"Até a presente data, foram realizadas atividades de manutenção predial em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar", diz o documento enviado ao Portal.
Agora Laguna

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Laguna emitiu uma nota oficial em que ressalta a existência de “condição segura” de utilização da escola Santa Marta, única da rede estadual na região do Farol. Ontem, Agora Laguna divulgou imagens que mostravam problemas relatados por estudantes e professores. 626p18

“Até a presente data, foram realizadas atividades de manutenção predial em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar”, diz o documento enviado ao Portal.

A nota é assinada pela coordenadora Marlise Nunes e pelo engenheiro Paulo César Pinto. “Quanto às notícias divulgadas em redes sociais de rachaduras presentes, informa-se que o problema é relacionado por uma construção irregular realizada junto a escola, inclusive sendo realizada escavação junto da fundação (sapata) da escola. Esta situação causou movimentação no prédio da escola e ocasionou os trincamentos presentes e descolamento pontual em piso cerâmico”. Segundo a CRE, denúncias já foram feitas a órgãos como a prefeitura e Defesa Civil.

“Houveram diligências da Defesa Civil ao local e reunião junto com a parte técnica desta Coordenadoria para tratar do assunto, havendo alinhamento de que HÁ CONDIÇÃO SEGURA de ocupação da escola, estando a mesma em constante monitoramento. Ademais, a EEB Farol de Santa Marta está com os devidos Alvarás vigentes junto à Vigilância Sanitária e ao CBMSC, estando em condição regular”, pontua a nota. Uma nova reunião deve ocorrer na sexta-feira, 26.

Leia a íntegra do documento 6cz45

Vem-se, pelo presente, informar acerca das notícias envolvendo a E.E.B. Farol de Santa Marta quanto ao estado da edificação e problemas relatados em redes sociais.

Primeiramente informa-se que a supracitada escola tem responsável técnico (engenheiro efetivo da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade) que faz o monitoramento de todas as situações de manutenção predial em conjunto com a gestão escolar e encaminhamentos pertinentes junto ao Poder Público Estadual. Estes encaminhamentos se dão em âmbito de serviços técnicos para conservação da escola e melhorias em quesitos de segurança, espaço físico e ibilidade.

Neste contexto, no ano de 2023 até a presente data, foram realizadas atividades de MANUTENÇÃO PREDIAL em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar.

Contudo, é necessário levar em consideração que a escola está localizada em área de encosta, com incidência direta da maresia e fortes ventos, o que degrada a edificação em nível que deve ser tratado em PROJETO TÉCNICO ESPECÍFICO, com troca de materiais e contemplando melhorias em ibilidade e espaço físico. Em suma, o nível de intervenção necessária ultraa os serviços de manutenção predial. Atualmente está em tramitação junto ao Estado a concepção do Projeto Técnico contemplando melhorias da escola em termos de espaço físico e ibilidade.

Quanto as notícias divulgadas em redes sociais de rachaduras presentes, informase que o problema é relacionado por uma construção irregular realizada junto a escola, inclusive sendo realizada escavação junto da fundação (sapata) da escola. Esta situação causou movimentação no prédio da escola e ocasionou os trincamentos presentes e descolamento pontual em piso cerâmico. As devidas denúncias e encaminhamentos foram realizados junto à Prefeitura Municipal de Laguna, SEPLAN, FLAMA, Defesa Civil e CREA; estando a obra irregular interditada.

No que diz respeito à situação de segurança da escola, há monitoramento técnico da edificação com instalação de pontos de controle e realização de ensaios técnicos para verificação da integridade estrutural. Houveram diligências da Defesa Civil ao local e reunião junto com a parte técnica desta Coordenadoria para tratar do assunto, havendo alinhamento de que HÁ CONDIÇÃO SEGURA de ocupação da escola, estando a mesma em constante monitoramento.

Ademais, a EEB Farol de Santa Marta está com os devidos Alvarás vigentes junto à Vigilância Sanitária e ao CBMSC, estando em condição regular.

Desta forma, por meio deste, procura-se esclarecer à comunidade quanto às notícias vinculadas; bem como, informar que está agendada na escola no dia 26/04/2024 às 16:30 a presença dos responsáveis por parte da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna – CRE19 – para esclarecimentos pertinentes in loco.

Atenciosamente,

MARLISE GISELA NUNES – Coordenadora Regional de Educação

PAULO CÉSAR PINTO Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade

Últimas 4q27k

Peça teatral gratuita será encenada no Mussi na sexta f1l3v

Praça ganha internet gratuita após iniciativa de moradores 3ts6t

Polícia Civil e PM unem forças contra o tráfico de drogas em Laguna 1l3k66

Dia do Educador é celebrado nesta quarta-feira z3l4e

Udesc prepara ações para a Semana do Meio Ambiente 4h4do

Morador de Pescaria Brava é preso em flagrante por armazenar vídeos e fotos de pedofilia j46e

Notícias relacionadas 5d3w4o

Rachaduras em escola no Farol chamam atenção 25563w

Jorginho Mello nomeia diretores para escolas que não atingiram percentual em eleição q3l66

Governo do Estado já investiu mais de R$ 1 milhão em reforma de antigo sambódromo m5d23

Mais de 500 estudantes de Laguna e Pescaria Brava receberão auxílio estadual 20481r

error: