Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira 5v446u

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril.
Foto: Marcelo Casall Jr/ABr

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira, 24. Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. 5z3h53

No mês ado, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.

O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º.

Calendário 556q2j

O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).

O dinheiro será depositado junto com o benefício referente ao mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412) serão os primeiros a receber e, assim, por dia diante. A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho.

O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024.

Quem tem direito 46z3m

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O 13º é devido a aposentados, pensionistas, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago junto com a última parcela do salário-maternidade e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários, agora.

O décimo terceiro não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoa com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional.

Como consultar y1b3g

Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer e senha no portal Gov.br.

Para ar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício, basta clicar no serviço “Extrato de pagamento”.

Outra forma é pela central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Com informações da Agência Brasil 3l4hs

Últimas 4q27k

CCR Via Costeira realiza mutirão para cadastros de currículos de PCDs 5z6j5o

Camerata se apresenta hoje no aniversário de cidade da região 1r4ik

Em Pescaria Brava, Blumenau vence Tubarão pelo Catarinense de Futsal n4m5y

Parlamento catarinense reconhece importância de banda lagunense com moção pelos 165 anos 3r4u3q

Declínio acentuado de temperatura e frio intenso a partir da tarde de quarta b8r

Reveja a entrevista do prefeito Luiz Henrique Castro, de Pescaria Brava, ao ‘Agora Manhã’ a3c5k

Notícias relacionadas 5d3w4o

Previdência inicia devoluções de descontos indevidos 201n11

INSS começa a pagar segunda parcela da antecipação do 13º 1o322n

Secretário de Pescaria Brava deixa cargo após polêmica 5p2n6b

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais 5a471a

error: