O comando estadual do Partido Liberal (PL) irá analisar a situação e a repercussão do caso envolvendo o primeiro suplente Antônio de Pádua Filho, o Didi, segundo informaram representantes locais da legenda ao Portal Agora Laguna. 232d4f
Desde domingo, 7, circula em grupos de aplicativo de mensagens e redes sociais um áudio gravado pelo vereador em que ele profere falas infelizes contra a população. “O povo de Laguna é sem vergonha e falador. Povo vagabundo, não gosta de trabalhar; povo açoriano”, diz um trecho do áudio (ouça abaixo).
O PL vai analisar possíveis punições, que podem ir de uma simples advertência à expulsão da legenda. Pádua Filho está na Câmara desde meados de dezembro em substituição temporária ao vereador licenciado Rodrigo Bento. “Todos do PL foram avisados na campanha que seria assim, não compactuamos com nada fora do estatuto”, diz o assessor parlamentar Evandro Farias, representante local da legenda liberal.
Na tarde desta terça-feira, 9, o morador de Laguna, Peterson Nascimento, protocolou um pedido de abertura de processo na Comissão de Ética do parlamento para apurar se o caso enquadra em quebra de decoro parlamentar.
Em entrevista ontem, o presidente da Câmara, Hirã Ramos (MDB), lamentou as declarações do suplente. “São declarações levianas, infelizes”, disse, acrescentando que aguardará possíveis representações para providências serem tomadas. Agora Laguna tenta contato com o político desde domingo, mas sem sucesso. Se houver manifestação posterior, o texto será alterado.